Prof. Me. Francisco Carlos Kerbej
Muitos são os conceitos emitidos sobre Marketing, pelos mais variados autores, porém, o que pretendemos abordar neste texto é a relação direta entre os conceitos de Marketing e as necessidades reais de uma academia. Acreditamos, portanto, que todas as vezes que formos analisar algum conceito devemos imediatamente relacioná-lo com a nossa realidade, com o nosso dia-a-dia, enfim com a nossa academia. Sim, coloco como “nossa academia”, porque mesmo que você não seja o proprietário, todas às vezes que se tem a tarefa de elaborar a estratégia de Marketing para uma academia devemos fazê-la com o olhar do proprietário. O melhor projeto, junto com o máximo empenho e sempre com o menor custo possível, sem perda da qualidade. Agindo desta forma, as possibilidades de sucesso e retorno rápido, serão muitos maiores.
Vejamos os conceitos de Kotler (2000) :
“Marketing é conseguir produzir o produto certo, para as pessoas certas, no lugar certo, na hora certa, com o preço e com a comunicação certa”.
“Marketing é a atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca”.
“É um sistema de atividade e técnicas inter-relacionadas, organizadas para criar e desenvolver, atribuir preços, comunicar, promover, distribuir e vender produtos destinados a satisfazer as necessidades de determinados consumidores”.
Como podemos perceber, Kotler utiliza a palavra produto em dois conceitos citados acima, quando relacionamos produto com academia, com certeza, chegamos a atividade física ou esportiva. Afinal estes são os principais produtos vendidos em uma academia. Podemos concluir, portanto, que Marketing para academias é oferecer a atividade física no horário mais conveniente, com o preço compatível à região e um valor que os seus clientes estão dispostos a pagar. Todas estas informações devem chegar de forma clara e direta para as pessoas, que são o público-alvo da academia. Vale a pena salientar que, para Kotler, toda estratégia de marketing deve buscar satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Cabe, portanto, ao administrador, descobrir quais são as necessidades de seus clientes e atendê-las na medida do possível satisfazendo seus desejos. Após esta exposição inicial, pode parecer que elaborar uma estratégia de marketing para uma academia seja algo extremamente complicado, tarefa quase impossível de ser realizada, porém na maioria das vezes, como bem coloca Contursi (1995):
“Marketing é bom senso”.
Alguns autores colocam que a atuação do marketing esportivo pode ocorrer de duas formas: o Marketing no Esporte e o Marketing do Esporte. O Marketing no Esporte é o relacionamento das atividades normais de Marketing de uma empresa de bens ou serviços, utilizando o esporte como um elemento de promoção. Diversas empresas utilizam alguma modalidade esportiva, esportista ou eventos esportivos como parte de sua estratégia de marketing. O Marketing do Esporte está dividido em dois setores: o primeiro refere -se ao uso das técnicas de Marketing aplicadas na venda de um esporte ao público, como se fosse a oferta de um serviço (campeonato brasileiro de futebol, uma luta de MMA, um torneio de golfe). Neste caso, trata-se de entretenimento, não importando se o espetáculo é televisionado ou ao vivo. O segundo refere-se às várias possibilidades de atividade física ou esportiva (academias, clubes e afins). O esporte é o produto que deve ser oferecido ao público, em diversas formas, sendo praticado por este público (atividade física) ou como espetáculo (entretenimento).
As academias normalmente trabalham com o Marketing do Esporte, uma vez que oferecemos serviços. Na verdade, o nosso produto é a prestação de serviços. Tal tarefa implica em uma atualização constante, uma busca diária das evoluções técnicas, dos métodos e materiais utilizados em nossas aulas. O nosso público quer sempre o novo, com o melhor preço e de preferência perto de sua residência, do seu trabalho ou de sua escola.